quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Japão, o país da tecnologia?Será?

Não, não vou escrever que o Japão não é o país da tecnologia. Definitivamente o Japão produz muita tecnologia, desejada e consumida em todo mundo.

Agora preciso dizer que quando a gente vem pro Japão, exagerando um pouco no exemplo, acha que vai encontrar o país dos Jetsons aquela familia do futuro que quem tem mais ou menos 35 anos como eu, costumava assistir.

Bem, quando a gente chega aqui a estória é outra. É grande o susto quando você ainda nos primeiros no Japão, tem que se dirigir a prefeitura para fazer o seu cartão de estrangeiro, sua identidade no Japão e o "painel eletrônico" é na verdade um suporte de papelão onde o funcionário da prefeitura após chamar o seu número, coloca um papel com o mesmo neste suporte.

Bem, o susto não para por aí. Tanto eu quanto minha esposa, ao chegarmos nas nossas aulas de japonês tivemos exercícios de áudio onde os professores colocam fitas cassetes com os diálogos que devemos ouvir. Em tempos de Ipod, Ipad e tudo mais, é estranho que no Japão a gente ainda use fita cassete em sala de aula.

Outro exemplo é a ida ao banco. Nos primeiros dias temos que abrir conta em banco e ao chegar lá, recebemos uma caderneta, parecida em tamanho e formato com nossa carteira de trabalho aí no Brasil. Esse é o "cartão" o banco. Eles tem o cartão magnético também mas o principal é a caderneta.

Chegar no país da tecnologia e ver tanta coisa em uso que para nós brasileiros ficou no passado é um tanto quanto estranho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário