domingo, 14 de novembro de 2010

Pontualidade britânica? Só pra quem não conhece o Japão.

Desde muito cedo sempre ouvi falar em pontualidade britânica. Fosse falando de alguém que não se atrasava em seu compromisso, ou algum evento que começaria pontualmente, sem atrasos, era comum ouvir esta expressão. Ele é de uma pontualidade britânica, por exemplo.

Não sei as razões dessa expressão mas certamente quem a "criou" não conhecia o Japão. É impressionante como eles são pontuais, e como o relógio e o uso do tempo tem uma importância gigantesca para eles. O metrô é, na minha opinião, uma expressão muito forte dessa relação. É comum as pessoas marcarem de se encontrar no metrô. Não na estação ou em frente ao metrô mas dentro do metrô, do vagão mesmo. Basta dizer "vou pegar o metro das 11:03 e estarei no vagão 4 e a outra pessoa já saberá qual metrô pegar e de qual horário. Isso aconteceu conosco a semana passada. Minha filha tinha uma apresentação para ir, e sua professora que a levaria combinou de a encontrar no metrô. passou todas as coordenadas e quando minha filha chegou a encontrou no vagão 1 e seguiram viagem.

Falando sobre isso com minha esposa, ela me contou que seu professor explicou que aqui no Japão eles não conhecem essa expressão "pontualidade britânica". Que nem sabiam que ingleses eram pontuais e que para eles, alemães e japoneses,sim, são incrivelmente pontuais.

Nós brasileiros somos conhecidos como sempre atrasados, e não apenas pelos japoneses, mas por outros colegas também. Isso é algo que não gosto e no Brasil já procurava estar nos meus compromissos pontualmente, agora ainda mais.

Essa pontualidade é algo impressionante, ainda mais para quem vem do Brasil, nada atrasa aqui no Japão e os ganhos que a sociedade tem com isso são perceptíveis mas isso é assunto para outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário